Últimas
Notícias

23 Ago 2019

Sinduscon-BA aprova linha de crédito que estimulará mercado da construção

IMAGEM_NOTICIA_1.jpg

 
A Caixa anunciou uma nova linha de crédito para a casa própria, com juros entre 2,95% e 4,95% ao ano, mais a inflação oficial do país, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). A nova linha de crédito valerá para imóveis residenciais novos e usados e estará disponível a partir de segunda-feira (26) e terá prazo máximo de financiamento de 360 meses, com quota limite de 80% do valor do imóvel.
A nova modalidade de financiamento usa a inflação para corrigir o saldo devedor do contrato. O empréstimo é feito com base numa taxa cobrada pelo banco mais o IPCA. Como a inflação está num patamar baixo, a taxa de juros atualmente é menor do que a das linhas existentes para o Sistema Financeiro da Habitação (SFH).
Para Carlos Henrique Passos, presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA) esta nova modalidade vai estimular o mercado imobiliário. “Esta linha é mais uma opção para o consumidor, com prestações reduzidas, juros mais baixos em relação ao tradicional e também pela possibilidade de redução de prazos. Sendo um bom investimento para famílias de classe média que procuram pelo primeiro imóvel e que projetam um crescimento de renda ao longo do contrato, tendo em vista que o contrato está atrelado ao índice de inflação e pode oscilar em longos períodos de tempo. A grande vantagem desta nova linha é que vai estimular a concorrência entre grandes bancos e empresas de crédito, sendo mais oferta de crédito na praça para os consumidores”, afirma.
“Além disso, com o novo indexador, os bancos poderão montar novas carteiras e vendê-las ao mercado, antecipando o recebimento de recursos que poderão ser emprestados novamente”, complementa Passos.
 
Contratos atuais
Atualmente, os contratos são corrigidos pela TR (Taxa Referencial). A Caixa cobra juros entre 8,5% e 9,75% ao ano mais TR nas suas principais linhas de crédito imobiliário, para compra de imóveis novos ou usados. Essas taxas não são válidas para o Minha Casa, Minha Vida, que cobra juros mais baixos.
Como a TR é igual a zero desde 2017 devido à queda da taxa Selic, na prática os juros do financiamento imobiliário ficam limitados à taxa prefixada pela Caixa.
 
Novo Modelo
A nova linha da Caixa vai oferecer juros entre 2,95% e 4,95% ao ano, dependendo do grau de relacionamento do cliente com o banco, mais o IPCA . A medida valerá para imóveis novos e usados, com contratos enquadrados no Sistema Financeiro da Habitação (SFH) — abastecido com recursos da poupança — e no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI). Também será possível usar recursos do FGTS, no caso de imóveis avaliados em até R$ 1,5 milhão.
 
 
por Redação Radar Imobiliário no dia 22 de agosto de 2019 às 13:27
http://portalradarimobiliario.com.br/noticia/26619,sinduscon-ba-aprova-linha-de-crdito-que-estimular-mercado-da-construo.html